quinta-feira, 19 de maio de 2016

Revestimentos de Parede: Parte IV - Pastilhas e Vidro

7. Pastilhas
Popular em piscinas, cozinhas e banheiros, as pastilhas de vidro têm se tornado cada vez mais populares e são alternativas para trazer modernidade e cor aos projetos arquitetônicos. Todavia, é preciso saber escolher e entender sua funcionalidade no projeto para não se decepcionar.

As pastilhas podem ser utilizadas tanto nas paredes, onde são mais frequentes, quando em pisos. Do ponto de vista técnico, elas são mais adequadas para o uso em paredes, mas do ponto de vista estético, usar pastilhas em pisos e paredes cria unidade no projeto. Colocar pastilhas no chão requer o dobro de cuidado, pois a pastilha não aguenta tração, então não se deve pisar com sapatos sobre elas.

As pastilhas tendem a se soltar com o tempo, devido a pouca aderência que elas têm com o rejunte. Forças pequenas são capazes de soltá-las. Por isso, quem resolve usá-las no piso tem que ter bastante cuidado, porque se algum objeto cair, ele poderá quebrar e soltar a pastilha, o que apenas lascaria um piso de cerâmica e que afetaria um porcelanato, por exemplo.
(www.vidaeestilo.terra.com.br)

Características:
-diversas cores cristalinas;
-cantos bisotados que não cortam;
-resistentes a intempéries;
-impermeável;
-cor e brilho inalteráveis sob a ação do tempo.

Aplicações

1. A superfície deverá estar bem nivelada e limpa.
2. Aplique argamassa usando escariadeira de dentes finos, espalhando de forma uniforme.
3. Assente as placas de pastilhas colormix pressionando-as com um taco de madeira aparelhada ou desempenadeira de madeira, para que as pastilhas colormix fiquem niveladas e tenham seus espaços de juntas preenchidos.
4. Após aproximadamente 24 horas, o papel pode ser retirado. Para isso, use uma esponja embebida em água limpa, não sendo necessário nenhum produto químico.
5. Depois do papel retirado, dê acabamento final com a própia argamassa usada no assentamento, limpando o excesso com pano úmido.

Existem outros tipos de pastilhas, não somente as de vidro.
Pastilhas de osso e chifre que são utilizadas em paredes internas e em móveis.  São pastilhas fixadas em uma chapa de MDP, facilitando a aplicação do móvel.


Pastilhas de coco:

Pastilhas de coco polida: utilizada em paredes internas e móveis, facilitanto a aplicação do móvel.

Pastilhas de coco rústica: utilizadas em pisos.

Pastilhas de coco albino: utilizada em áreas secas, como moldura de espelhos, bancadas de lavabos, caixas e objetos, portas e paredes;

Pastilhas de coco preta: utilizada em pisos, paredes e móveis.

Pastilhas de macieira são exclusivas para paredes, seu efeito aquece o ambiente e cria um efeito diferenciado.

(www.cliquearquitetura.com.br)

A seguir um vídeo de como podemos aplicar as pastilhas:




8. Vidro

Utilizar vidro como revestimento de parede está se tornando uma constante em projetos de cozinha (principalmente), banheiros e até salas, quartos e hall de entrada.

Trata-se de um material de baixo custo, resistente, bonito, diferenciado, de fácil limpeza e instalação. Fomentada pelas principais mostras de decoração e com tantas qualidades, fica explicado o porquê do seu crescente uso no design de interiores.
Possuem diversos acabamentos (bisotado, filetado, lapidado, espelhado), cores e até "estampas, pois podemos adquirir através de um papel de parede inserido atrás edle ou películas e fotos.

Por ser um material que reflete luz, confere ao ambiente luminosidade, o qual pode ser mais intensificado através de iluminação pontual.

Por não ser poroso e nem absorver água, tem maior durabilidade e se mantém bonito por muito mais tempo, além de oferecer uma limpeza rápida e econômica (sem produtos de limpeza específicos)

A fixação é feita através de fitas adesivas específicas.  A superfícies que vai receber o vidro deve ser plana, no caso, a parede, deve ser sem infiltrações, pintura antiga descanscando, entre outras... A espessura mínima é de 4mm.

Além de conferir ao ambiente modernidade e sofisticação, o vidro utilizado como revestimento de parede tem a função de ser termoacústico.

Alguns exemplos de ambientes revestidos com vidros:

Sala revestida com vidro

Banheiro revestido com vidro

Cozinha revestida com vidro


Por ultimo, um vídeo exemplificando a colocada de um vidro na parede. 








Nenhum comentário:

Postar um comentário