terça-feira, 24 de maio de 2016

Pisos I - Madeira, Laminado e Piso Flutuante

1. Madeira:

Os pisos de madeira já são usados há muito tempo, os tacos, parquet e o assoalho, por exemplo, são pisos de madeira comuns nas casas e apartamentos antigos, são pisos de madeira maciça que podem ser lixados e envernizados várias vezes, ficando como novos a cada manutenção.

Usos e Aplicações: 



Goiabão
-Baixa resistência a fungos e cupins.
Uso:móveis, artigos domésticos decorativos, torneados, lâminas, construção civil, tacos, chapas, etc.



Pau-Amarelo
– Resistência muito boa ao ataque de fungos e cupins, boa resistência aos insetos de madeira seca.
Uso: tacos, cabos de ferramenta, portas, marcenaria de luxo, tábuas, ebanisteria, móveis, dormentes, objetos torneados, construção naval, assoalhos, pontes.


Pau-Darco
– Uso: dormentes, postes, pontes, obras imersas, estruturas pesadas, pilares , vigamento, estruturas de telhado, tacos, tábuas de assoalho, escadas, quilhas, convés, carroceria de caminhão, cabos de ferramentas, utensílios domésticos .


Ipê
– Altamente resistente a fungos e cupins.
Uso: , construção civil e naval, dormentes, móveis de luxo, objetos torneados, ebanisteria, tacos, assoalhos, cabos de talheres, instrumentos musicais, portas, molduras de janelas, etc.


Peroba
– Uso: interiores, decoração, pisos, paineis, entalhes, esquadrias, móveis, peças torneadas,cabos de ferramentas, tacos, tábuas para assoalhos, vagões, carrocerias, etc.
Pinho
– Uso: construção civil, móveis, etc.



Sucupira
– Durável e resistente ao ataque de fungos e cupins de madeira seca.
Uso: interior / exterior, pisos, escadas, cabos de ferramentas, construção civil e naval, móveis, faqueados decorativos, tacos para assoalhos ,bilhar, tanoaria, dormentes, estacas, carpintaria, postes, laminados decorativos, esquadrias, lambris, vigas, caibros, ripas, dormentes, pontes, etc.














Execução: 


Com o avanço da tecnologia e a produção de assoalhos de madeira mais estáveis, tornou-se viável a instalação com cola à base de poliuretano (PU), inclusive em pisos com tábuas de até 20 cm de largura. A instalação com cola permite a colocação de 30 m² de assoalho por dia, praticamente o dobro da velocidade de execução obtida no sistema convencional com parafusos e cavilhas.
O assoalho de madeira costuma ter vida útil longa, que pode chegar a 50 anos. 
Mas essa durabilidade depende inicialmente de uma correta instalação. 

Vídeo de aplicação de madeira colado: 



2. Laminado:

Você poderá colocar piso laminado em qualquer área seca da casa. Não instale em varandas, cozinhas, banheiros, áreas de serviço, etc. O contrapiso onde o laminado será instalado poderá ser de cimento, cerâmica, pedra, vinil (colado) ou madeira. Não instale o piso laminado sobre outro piso flutuante , como carpetes de madeira, nem sobre carpete têxtil. Se for piso térreo, não instale sobre piso de madeira (taco, assoalho,etc) a menos que você tenha certeza que o contrapiso passou por um processo de impermeabilização.


Tome alguns cuidados: 
-> No caso de piso térreo faça o seguinte teste: cole vários pedaços de plástico com fita adesiva (conforme figura ao lado) no chão e aguarde 48 horas. Então retire os plásticos e veja se a área ficou escura ou se o plástico tem gotículas de água. (Atenção: se a umidade for constatada não instale nenhum tipo de piso de madeira nem vinílico antes de fazer uma impermeabilização).

Filme plástico de polietileno contra umidade-> No caso do térreo, mesmo se o piso passar no teste da umidade, é preciso instalar um filme plástico (polietileno) sobre o contrapiso antes de iniciar a instalação. Assim você evitará qualquer problema com umidade. Isto é simples, basta cobrir o chão com faixas de plastico (que é comprado em rolos) e então colar as bordas com fita adesiva. Não use lona preta, apenas lona transparente.

-> Confira se o contrapiso está bem nivelado. Use uma régua de alumínio (QUE NÃO ESTEJA EMPENADA) para conferir se existem desníveis de mais de 3 mm no contrapiso em uma distância de 1,5 m. (Atenção: se  você constatar irregularidade no contrapiso, faça o nivelamento antes de colocar o laminado).

-> Confira se o contrapiso está esfarelando ou quebradiço, batendo levemente com algum objeto metálico com ponta. Se o estiver esfarelando poderá criar ruído de areia estalando. Neste caso, aplique uma nata de cimento sobre o contrapiso antes de colocar o piso laminado. (O fabricante Durafloor recomenda não usar nata de cimento + cola PVA).

->A colocação do piso laminado é uma das últimas etapas da obra. Só faça após ter concluído a pintura e a parte elétrica.

-> Armários embutidos devem ser instalados antes do laminado, nunca sobre ele. Pois o piso precisa dilatar-se e, por isso, não pode ficar travado.

->Use um esquadro para conferir se as paredes estão fazendo ângulos retos (90º). Se não estiverem, é preferível colocar o piso em diagonal para evitar recortes indesejados (o mesmo serve para qualquer tipo de piso).

-> Use uma régua metálica para conferir se as paredes estão tortas (onduladas). Esta irregularidade pode provocar frestas entre o piso e a parede que o rodapé não será capaz de cobrir. Se você verificar este problema faça o seguinte: 1- posicione o laminado junto à parede; 2- deslize um toco e um lápis riscando a peça de acordo com a ondulação  da parede (figura ao lado); 3- corte a peça de acordo com a marcação.

-> Nunca instale parafusos sobre o laminado, de modo a travá-lo ao chão.

-> Nas divisas com áreas úmidas é preciso assentar uma soleira. O ideal é que o piso da área molhada esteja num nível inferior para que não escorra água para o piso laminado. Além disso, aplique silicone entre o trilho base do perfil de acabamento e a soleira.


Vídeo de aplicação do piso laminado: 

                                     

3. Piso Flutuante: 

Todo revestimento que não é fixado ao chão pode ser chamado de piso flutuante de madeira. Por isso é uma ótima opção para quem quer fazer uma obra rápida e sem sujeira. Existe uma infinidade de tipos e cores para todos os gostos de decoração, como você verá abaixo.





Piso Laminado de Madeira
O piso laminado é um piso flutuante de madeira de encaixe, com visual fiel à madeira, compostos por 4 camadas: O substrato (miolo) é feito de HDF, que são Tábuas de Fibra de Alta Densidade; O filme decorativo é uma camada que recebe a impressão fotográfica dos veios, texturas e cores da madeira. A camada superior desse piso flutuante de madeira é o "overlay", uma película cristalina de alta resistência; E o fundo da régua do piso (balanço) auxilia na estabilidade e impermeabilidade do piso de madeira flutuante.








Carpete de Madeira
O carpete de madeira é um piso flutuante  industrializado de madeira  com réguas prontas . A estrutura é feita de madeira compensada, sobre a qual é fixada uma lâmina decorativa fina, com 0,6 milímetros de espessura. Que é uma película de madeira natural com 5 a 10 camadas de verniz. As réguas do piso são coladas umas nas outras sem serem travadas no chão.
Comparados com os Pisos Laminados são menos resistentes. Pois suportam menos de 900 ciclos no teste de abrasão, enquanto os laminados suportam entre 1500 e 6.000 ciclos (Veja o teste no vídeo acima). O que causa esta diferença é a camada protetora cristalina (overlay) presente nos pisos laminados, que é um piso flutuante de madeira melhor que o carpete de madeira.














Piso Vinílico
O piso vinílico é  um pisos de PVC fabricado em manta. Se for instalado com cola não é considerado um piso flutuante. Mas se for em réguas que se encaixam pelo sistema click, então trata-se de um piso flutuante de PVC.  A estrutura dos pisos vinílicos de régua é composta por várias camadas de PVC. Esta estrutura recebe um filme decorativo com padrões que reproduzem a beleza da madeira. Sua superfície é coberta pelo que chamamos de Capa de Superfície, que protege o piso contra desgastes.

A resistência do piso vinílico varia desde uso residencial até uso em indústrias de tráfego pesado. Isto vai depender da espessura da Capa de Superfície, que determinará a indicação de uso do piso flutuante de PVC, especificada na embalagem do produto. O PVC é muito resistente à água. Porém não é indicado para áreas molhadas, principalmente se for em manta colada, pois a água pode descolar o piso. Os vinílicos tem ótima resistência a manchas.





Piso Flutuante de Madeira Estruturado
O piso flutuante estruturado de madeira é um piso de Madeira Maciça, porém, apenas sua camada superficial é de madeira natural, a chamada de Capa Serrada, que varia de 3 a 5 mm de espessura. Sua base é feita de uma sucessão de camadas de fibra, sobrepostas em direções cruzadas. Isto faz com que o Piso Flutuante Estruturado tenha mais estabilidade do que o piso de madeira tradicional. Uma capa de madeira maciça nobre é fixada sobre a base. Por fim, o piso recebe até 10 camadas de verniz protetor.


Vídeo de aplicação de piso flutuante: 






Nenhum comentário:

Postar um comentário