terça-feira, 24 de maio de 2016

Pisos II - Cerâmica, Porcelanato e Lajota

4. Cerâmica: 
Em construção civil, define-se como o recobrimento de uma determinada área utilizando-se placas cerâmicas corretamente especificadas com rejuntamento e argamassa colante adequados.
A história da humanidade mostra que já há milhares de anos, os povos da antigüidade utilizavam artefatos de cerâmica. Com o passar dos anos, no entanto, as características desses materiais foram se modificando, dando origem a produtos de alta resistência, beleza e durabilidade, com um contingente cada vez maior de adeptos. As razões? Antialérgico. Opções que combinam com tudo. Preços que combinam com todos os bolsos . Podem ser utilizados em qualquer ambiente . Limpeza fácil. Fácil colocação. Incombustibilidade (não propaga chamas) . Alta durabilidade, resistência e beleza.


Vídeo de rápida duração mostrando a execução do piso de cerâmica: 





5. Porcelanato:

Porcelanato é um tipo de revestimento cerâmico caracterizado pelo seu modo de produção, ele pode ser usado tanto interna quanto externamente. Alguns são adequados para áreas de alto tráfego enquanto outros são usados em lojas, escritórios e residências. São muito versáteis e podem inclusive revestir bancadas de banheiros e cozinhas por exemplo.
Suas características principais são: uniformidade de coloração, alta resistência à abrasão física e química, massa homogênea e podem ser classificados como Toda Massa (ou Porcelanato Técnico) e Esmaltado.











Toda Massa
Possui alta resistência mecânica e não recebe esmalte na superfície.
Aqui na Portobello temos exemplares de espessura normal e os Extra Finos com 4,7mm de espessura.
Com a espessura normal você encontrará porcelanatos com os acabamentos de superfície natural (NAT), polido (POL) ou para uso em áreas externas (EXT).
Se você prestar bem atenção, até o acabamento das bordas são diferenciados: quando ele é bem retinho é chamado de retificado (RET) e quando as bordas são levemente arredondadas chamamos de bold.
Geralmente no caso do retificado, o acabamento final é mais uniforme, já que a peça e o rejunte ficam no mesmo nível, e os espaçamentos entre as peças são menores. Enquanto no bold, o rejunte fica um pouco abaixo do porcelanato.
Os formatos para esse tipo de porcelanato são: 60×120, 90×90, 60×60, 45×45.








Esmaltado
O porcelanato esmaltado assim como o Técnico também possui alta resistência mecânica, mas a diferença é que, como o próprio nome já diz, ele recebe esmalte na superfície.
O acabamento da superfície pode ser natural, que varia de acordo com o produto, por exemplo: o Travertino Navona é acetinado e o Pietra di Savoia é rústico. E para as áreas externas temos porcelanatos um pouco mais ásperos, que evitam quedas em pisos molhados. Ideal para varandas, áreas lazer e piscinas.
Você pode encontrar porcelanatos esmaltados nos seguintes formatos: 10×60, 45×45, 60×60, 45×90, 60×120, 15×120, 20×120, todos com espessura normal.




Vídeo de execução do porcelanato: 

                                     




6. Lajota: 


Um dos pisos frequentemente usados, pela possibilidade de formas e preço. Sem grande resistência a arranhões e manchas mas muito simples de manter. 

Alguns cuidados para deixar a lajota sempre bonita: 
Primeiro limpe bem o piso com água e sabão retirando qualquer mancha ou poeira. Deixar secar. Para dar brilho, aplique semanalmente uma camada de cera líquida incolor ou no tom da lajota. Depois de duas horas, lustrar a superfície com uma enceradeira. Quando a lajota estiver muito opaca, é possível ainda usar óleo automotivo queimado. Espalhar com uma estopa, inclusive nas juntas, retirando a porosidade do piso. Deixar secar por um dia e refazer o tratamento. Não esqueça que este óleo tem “cheiro” e é “tóxico”. Mantenha crianças e animais longe do local de trabalho.


Vídeo-Aula de aplicação de lajotas:

 





Nenhum comentário:

Postar um comentário