quarta-feira, 11 de maio de 2016

Revestimentos de Parede: Parte I - Gessos

1. Gesso Acartonado:
  O gesso acartonado é uma placa produzida a partir do gesso e do papel cartão. Possui resistência à compressão e à maleabilidade, oferencendo também, praticidade, rapidez e versatilidade na elaboração e execução dos projetos, assim como proporciona poucos resíduos ao final da instalação. Suas características permitem uma grande diversidade de usos e um ótimo resultado estético: há superfícies lisas e texturizadas, as emendas são homogêneas e permitem um bom acabamento. 


Usos e Aplicações: 
*Como parede, substituindo as paredes de alvenaria 
*Criação de divisórias 
*Criação de painéis 
*Execução de projetos de forro (teto rebaixado e sancas), que consequentemente estão ligados à execução de projetos luminotécnicos
*Fabricação de móveis 





        

O gesso acartonado pode receber pregos e parafusos, também pode ser cortado, inclusive em formas curvas. Permite instalações elétricas, hidráulicas e de telefone no interior das paredes e que o interior das paredes receba isolantes térmicos e acústicos. Também é possível instalar televisores, prateleiras e outros objetos em sua superfície. (É preciso pesquisar sobre a resistência do gesso, minha dica é ler Gesso Acartonado – Resistência Mecânica). Em alguns casos é possível reduzir o custo da obra ao utilizar o gesso acartonado, é um material leve, rápido e fácil de ser instalado além de ser adaptável a diversos tipos estrutura: aço, concreto ou madeira, ele permite a redução de cargas nas fundações e estruturas: quando utilizado como paredes e forros. Aceita sobre sua superfície outros materiais de revestimento: cerâmica, pastilha de vidro,papel de parede, tecidos, tinta acrílica, tinta PVA e texturas. Apresenta elevada resistência ao fogo e bom desempenho térmico e acústico (equivalente ao de uma parede de alvenaria de meio tijolo). 

(Fonte: http://www.cliquearquitetura.com.br) 

Vídeo de execução de uma parede com gesso acartonado, também conhecido como drywall: 



2. Gesso Moldado:
  Extremamente econômico e de fácil instalação. Facilidade na pintura, se adequa a qualquer projeto de rebaixamento. Os forros de gesso estão entre os mais comuns de se encontrar em obras pelo Brasil atualmente, além de existir muitas empresas e profissionais autônomos especializados no assunto.



Usos e Aplicações:
*É utilizado em forros;
*Rebaixamento de tetos;
* Decoração em geral.



           
           Com o auxílio de ferramentas convencionais a aplicação da placa é de fácil execução. Um das condições importantes para a aplicação é a fixação dos elementos de sustentação, usualmente arames amarrados em pinos fixados na laje. O uso da Gesso Cola, no entanto, é uma condição indispensável a uma boa qualidade do serviço, porquanto favorece a rapidez, a limpeza da obra e o acabamento.

Vídeo de aplicação do gesso moldado: 








Nenhum comentário:

Postar um comentário