sexta-feira, 10 de junho de 2016

Materiais para mobiliário e Materiais Recicláveis II - Polímeros

III - Polímeros: 

O que são polímeros?
São macromoléculas formadas a partir de unidades estruturais menores (os monômeros), que por sua vez são moléculas de baixa massa molecular os quais, a partir das reações de polimerização vêm a gerar na macromolécula polimérica. Os polímeros podem ser divididos em termoplásticos, termorrígidos (termofixos) e elastômeros (borrachas). 

Termoplásticos: 
É o mais encontrado no mercado, pode sr fundido diversas vezes e sua reciclagem é possível. 

Exemplos: 
PC - Policarbonato - cd's, garrafas, recipientes para filtros, componentes de interiores de aviões, coberturas translúcidas, divisórias, vitrines. 

PU - Poliuretano - esquadrias, chapas, revestimentos, molduras, filmes, estofamento de automóveis, em móveis, isolamento térmico em roupas impermeáveis, isolamento em refrigeradores industriais e domésticos, polias e correias. 

PVC - Policloreto de Vinilo ou Cloreto de Polivinila - telhas translúcidas, portas asnfonadas, divisórias, persianas, perfis, tubos e conexões para água, esgoto e ventilação, esquadrias, molduras para teto e parede. 

PS - Poliestireno - grades de ar condicionado, gaiútas de barcos (imitação de vidro), peças de máquinas e de automóveis, fabricação de gavetas de geladeira, brinquedos, isolante térmico, matéria prima do isopor. 

PP - Polipropileno - brinquedos, recipientes para alimentos, remédios, produtos químicos, carcaças para eletrodomésticos, fibras, sacarias (ráfia), filmes orientados, tubos para cargas de canetas esferográficas, carpetes, seringas de injeção, material hospitalar esterilizável, autopeças (pára-choques, pedais, carcaças de baterias, lanternas, ventoinhas, ventiladores, peças diversas no habitáculo), peças para máquinas de lavar. 

PET - Polietileno Tereftalo - embalagens para bebidas, refrigerantes, água mineral, alimentos, produtos de limpeza, condimentos; reciclado, serve para tecidos, fios, sacarias e vassouras. 

Pexiglas - é conhecido como vidro plástico.


Termorrígidos ou Termofixos: 
São de alta dureza e comportamento frágil, porém bastante resistentes, sendo muito estáveis a variações de temperatura. Uma vez moldados, não se fundem mais. Não é possível sua reciclagem. 

Exemplos: 
Baquelite - usado em tomadas, telefones antigos e no embutimento de amostras metalográficas. 

Poliéster - usado em carrocerias, caixas d'água, piscinas, dentre outros, na forma de plástico reforçado (fiberglass). 


Elastômeros
Classe intermediária entre os termoplásticos e os termorrígidos: não são fusíveis, mas apresentam alta elasticidade, não sendo rígidos como os termofixos. A reciclagem é complicada pela incapacidade de fusão.

Exemplos: 
Polisopreno - borracha semelhante à natural.

Bunas S - pneus, câmaras de ar, vedações, mangueiras de borracha. 











Nenhum comentário:

Postar um comentário