sexta-feira, 17 de junho de 2016

Forros VI - Metálicos

10. Metálicos

O forro metálico é muito utilizado em ambientes corporativos como escolas, hospitais, shoppings e escritórios. As placas podem ser confeccionadas em diversos modelos - lisos, colmeia ou grelhas - e tipos de material - como o alumínio, aço inox ou cobre. As placas, apoiadas sobre os perfis e travessas, são de encaixe do tipo macho-e-fêmea e podem ser reinstaladas em outros ambientes, além de facilitar a manutenção elétrica. 


O forro metálico apresenta grande variedade de formas, fácil remoção, resistência à umidade, baixo isolamento térmico e absorção acústica deficiente.


Vantagens:
Atraente e com grande variedade de formas e cores.
Os forros metálicos também têm essa última característica, mas, como têm desempenho acústico inferior, são mais utilizados em ambientes bastante amplos ou de pé-direito alto.
Resistente ao fogo
Fácil remoção e resistência à umidade


Desvantagens:
baixo isolamento térmico
absorção acústica deficiente.



Tipos de forros metálicos

BAFFLE - Composto por painéis verticais, que são unidos por meio de junta de intersecção. A fixação é feita por meio de porta-paineis. 


COLMEIA - Composto por grelhas quadriculadas, que são apoiadas sobre perfis padrão T invertido. Os fabricantes oferecem diferentes modelos, com formatos e design variados.


LINEAR - As lâminas retangulares, com cantos curvos ou retos, são dispostas lado a lado e encaixadas no porta-painel por meio de diferentes sistemas, dependendo do fabricante e do modelo do forro. O aspecto retilíneo é um dos principais atributos. Os painéis podem ser lisos ou perfurados e, neste caso, receber elementos termoacústicos.


TEGULAR - De aspecto modular, o sistema é formado por bandejas com acabamento tegular que se apoiam sobre a estrutura do perfil padrão T, criando um rebaixo em torno destas. 



CLIP-IN -
As bandejas quadradas têm bordas com chanfros, permitindo que sejam clicadas ao perfil. Como a estrutura de sustentação não fica aparente (junta seca), o visual é contínuo e reticulado. 


A seguir, dois vídeos: o primeiro mostrando como é feita a montagem do forro colmeia. E o segundo, demonstrando a instalação.








Nenhum comentário:

Postar um comentário